Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Podostemum saldanhanum (Warm.) C.T.Philbrick & Novelo CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 26-04-2012

Criterio: B2ab(ii,iii,iv)

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Podostemumsaldanhanum caracteriza-se por ervas aquáticas. Endêmica do Estado do Rio de Janeiro, é restrita ao bioma Mata Atlântica. Tem distribuição restrita com AOO de 4km², e sua principal ameaça é a silvicultura, que apresenta como consequência a degradação e a intensa fragmentação de seu hábitat; além disso, está também sujeita a eventos estocásticos, como, por exemplo, as fortes chuvas que acometeram a região num passado recente, causando intensa modificação da paisagem local.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Podostemum saldanhanum (Warm.) C.T.Philbrick & Novelo;

Família: Podostemaceae

Sinônimos:

  • > Crenias saldanhana ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Syst. Bot. Monogr. 70: 72. 2004.

Distribuição

Endêmica do Estado do Rio de Janeiro (Bove, 2012).

Ecologia

Caracteriza-se por ervas, aquáticas (Bove, 2012).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência national
Severidade very high
Detalhes A Mata Atlântica já perdeu mais de 93% de sua área e menos de 100.000 km² de vegetação remanesce. Algumas áreas de endemismo, como Pernambuco, agora possuem menos de 5% de sua floresta original. Dez porcento da cobertura florestal remanescente foi perdida entre 1989 e 2000 apenas, apesar de investimentos consideráveis em vigilância e proteção. Antes cobrindo áreas enormes, as florestas remanescentes foram reduzidas a vários arquipélagos de fragmentos florestais muito pequenos, bastante separados entre si. As matas do nordeste já estavam em grande parte devastadas (criação de gado e exploração de madeira mandada para a Europa) no século XVI. As causas imediatas da perda de habitat: a sobrexplotação dos recursos florestais por populações humanas (madeira, frutos, lenha, caça) e a exploração da terra para uso humano (pastos, agricultura e silvicultura). Subsídios do governo brasileiro aceleraram a expansão da agricultura e estimularam a superprodução agrícola (açúcar, café e soja). A derrubada de florestas foi especialmente severa nas últimas três décadas; 11.650 km² de florestas foram perdidos nos últimos 15 anos (284 km² por dia). Em adição à incessante perda de hábitat, as matas remanescentes continuam a ser degradadas pela extração de lenha, exploração madeireira ilegal, coleta de plantas e produtos vegetais e invasão por espécies exóticas (Tabarelli et al., 2005).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Consta na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 1.

3.8 Conservation measures
Situação: on going
Observações: "Em Perigo" (EN), segundo a Lista Vermelha da Fundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

Referências

- PHILBRICK, C.T.; NOVELO, A. Monograph of Podostemum (Podostemaceae)., Systematic Botany Monographs, v.70, p.1-106, 2004.

- TABARELLI, M.; PINTO, L.P.; SILVA, J.M.C.; ET AL. Desafios e oportunidades para a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica brasileira., Megadiversidade, p.132-138, 2005.

- BOVE, C.P.; PHILBRICK, C.T. Podostemaceae. In: STEHMANN, J.R.; FORZZA, R.C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. p.438-439, 2009.

- BOVE, C.P. Podostemum saldanhanum in Podostemum (Podostemaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB013686>.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

Como citar

CNCFlora. Podostemum saldanhanum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Podostemum saldanhanum>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 26/04/2012 - 17:57:32